Pular para o conteúdo

Etapas de Ensino

Educação Infantil

INÍCIO DA APRENDIZAGEM

Primeira etapa da educação básica, a educação infantil é organizada conforme orientação da base nacional comum curricular (BNCC). No dia a dia, as crianças da Escola Dom Marcolino Dantas aprendem a se expressar por meio de interações e brincadeiras, onde são observados elementos, como: a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução dos conflitos e a regulação das emoções. Tudo é realizado de maneira lúdica e afetiva.  Esse processo complementa a ação da família e da comunidade, contribuindo na ampliação de suas experiências e conhecimentos sobre si e do mundo em que vive. 


NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Educação Infantil da Escola Dom Marcolino Dantas favorece a vivência dos valores vicentinos propiciando reconhecer o ambiente escolar como local prazeroso e seguro, rico para descobertas, experiências e aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento.   Trabalha com elementos essenciais na construção da identidade e autonomia da criança, valorizando seu desenvolvimento e suas habilidades. Tem por objetivo desenvolver habilidades que estimulem a confiança, estabelecendo e ampliando suas relações sociais, a fim de auxiliá-la na ampliação do seu universo cultural e letrado.  Este é um período sensível na vida da criança, de múltiplas conexões, que refletem no seu desenvolvimento moral e intelectual. Por essa razão, valorizamos a cultura de pensamento e de caminhos investigativos na aprendizagem.
Propomos, no dia a dia de nossos alunos, momentos de cuidado com o outro, brincadeiras e aprendizagens diversas, de forma integrada, que possam contribuir para: 
  1. Construção de autoimagem positiva;
  2. Vivência do brincar, imitando e recriando personagens como forma de organizar o mundo;
  3. Construção de vínculos afetivos por meio da interação social e comunicação;
  4. Desenvolvimento de capacidades de relações interpessoais;
  5. Respeito à diversidade;
  6. Valorização de hábitos de saúde e bem-estar;
  7. Conscientização da própria capacidade de aprender instigando a curiosidade, o gosto pela investigação, pela descoberta;
  8. Compreensão da necessidade de preservar o meio ambiente;
  9. Utilização de diferentes linguagens: corporal, plástica, musical, oral e escrita;
  10. Conhecimento de características, capacidades e limitações – elementos essenciais na construção da identidade e autonomia.

TURMAS: Nível I (1 Ano e 8 meses) | NÍVEL II 2 anos (completos até 31/03) | NÍVEL III: 3 Anos | NÍVEL IV: 4 Anos | NÍVEL V: 5 Anos

HORÁRIOS
Turno Matutino: das 7h10 às 11h
Turno Vespertino: das 13 às 17h
Período Integral: das 11h30 às 17h

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

INTRODUÇÃO A ALFABETIZAÇÃO Nossos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais utilizam diferentes linguagens como base para trilhar o aprendizado, produzindo nas diversas áreas, verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – um meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias.   Por meio de recursos tecnológicos e pedagógicos, o aluno constrói seu conhecimento questionando e analisando a realidade, a fim de buscar soluções para situações problematizadas de forma sustentável, intuitiva e criativa, baseando-se em um currículo de excelência acadêmica e de formação humana e cristã. assim, todas as atividades são pensadas para que o aluno seja protagonista de sua aprendizagem e possa identificar suas competências, habilidades e potenciais. 
NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA No Ensino Fundamental, propomos uma experiência escolar estimulante que desafie nossos alunos a desenvolverem aprendizados dinâmicos.
Tudo é realizado por meio de uma abordagem educacional integrada que os prepara para serem cidadãos críticos. Com base nos padrões curriculares nacionais, temos como objetivos que os alunos desta etapa sejam capazes de: 
  1. Compreender a cidadania como participação social e política, bem como o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais;
  2. Sentir-se integrante e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e interações;
  3. Conhecer o cuidar do próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis;
  4. Utilizar as diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, bem como saber interpretar e usufruir as produções culturais.


HORÁRIOS

Turno Matutino: das 7h às 11h30, com intervalo de 20 minutos.
Turno Vespertino: das 13h às 17h, com intervalo de 20 minutos.

Ensino Fundamental - Anos Finais

ACOMPANHANDO UMA NOVA FASE

Nesta etapa, a Escola Dom Marcolino Dantas acompanha os alunos que estão na fase mais transformadora e cheia de mudanças em suas vidas (a adolescência), estimulando-os constantemente por meio de criações, tecnologias, experimentos, linguagens, manifestações artísticas, culturais e esportivas, com o olhar voltado sempre para o autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo. 

HORÁRIO
6º ao 8º Ano:das 7h15 às 11h 45, com intervalo de 20 minutos
9º Ano: das 7h15 às 12h45, com intervalo de 20 minutos

Ensino Médio

CONQUISTAS E DESAFIOS DO MUNDO MODERNO

Objetiva uma educação para a vida, preparando o aluno para o exercício da cidadania. Busca o aprimoramento como pessoa humana, com formação ética, trabalho cooperativo, melhoramento contínuo, desenvolvimento intelectual e responsabilidade social. A modelagem de ensino volta-se para a aprendizagem significativa, agregando elementos essenciais para o exercício da profissão e o domínio das competências básicas para a resolução de problemas em diferentes situações. 

Como Instituição Educativa Vicentina acreditamos que o Ensino Médio está pautado na concepção de formação integral, nos aspectos cognitivos e socioemocionais, do educando/educanda. 

Os aspectos científicos, tecnológicos, humanísticos, políticos, estéticos, culturais e espirituais estão incorporados e integrados. Sendo assim, os conhecimentos das ciências sociais e humanas serão contemplados de forma justa, em nível de importância e de conteúdo. 

Esse processo visa a emancipação dos sujeitos, a construção de seus projetos de vida, gerando uma postura de transformação para um mundo melhor, mais justo e solidário para todos e todas. 

Atividades Extracurriculares

BALÉ

Dança além de promover a diversão ela também:
Melhora a coordenação motora, aumenta a concentração, desenvolve as noções de espaço e de localização, aumenta a flexibilidade, mais resistência corporal, corrige e melhora a postura, estimula o desenvolvimento intelectual, ajuda a expressão e memória.
o ballet clássico consiste em unir técnica, música e a atuação nos movimentos, são habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. De uma forma prazerosa e lúdica as crianças aprendem brincando a arte de dançar.

BENEFÍCIOS

  1. Coordenação
  2. Ritmo
  3. Postura
  4. Flexibilidade e alongamento do corpo
  5. Iniciação musical
FUTSAL

Também conhecido como futebol de salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. Desenvolve atitudes de respeito e cooperação, incluindo regras da modalidade e capacidades e habilidades físicas.

BENEFÍCIOS

  1. Atitudes de cooperação
  2. Integração
  3. Agilidade
  4. Força muscular
  5. Pensamento rápido
JUDÔ

Estilo de arte marcial esportiva de origem japonesa utilizada como uma técnica de defesa pessoal. O Judô é indicado não apenas ao desenvolvimento físico de quem pratica, mas também ao seu espírito e mente. Utiliza princípios e valores das artes marciais desenvolvendo a autonomia e a consciência corporal, enfatizando o respeito pelo ritmo de cada um.

BENEFÍCIOS

  1. Concentração
  2. Meditação
  3. Consciência corporal
  4. Integração
HANDEBOL

Modalidade esportiva, jogada em equipe, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos. Desenvolve os aspectos socioafetivos de cooperação, integração, liderança, autoestima, e autoconfiança, bem como capacidades físicas.

BENEFÍCIOS

  1. Liderança
  2. Cooperação
  3. Integração
  4. Autoconfiança
  5. Agilidade
VOLEIBOL

O voleibol é uma das modalidades esportivas mais conhecidas atualmente. Trata-se de um jogo competitivo entre duas equipes dividias por uma rede. O objetivo é fazer a bola tocar o chão da área do adversário e impedir que isto aconteça em sua própria área. Assim, esse é um esporte que visa deixar a bola sempre no ar, em fluxo

BENEFÍCIOS

  1. Melhora a cognição;
  2. Estimula a sinapse dos neurônios;
  3. Melhora as capacidades físicas funcionais;
  4. Fortalece o corpo;
  5. Melhora a coordenação motora;
  6. Aumenta a flexibilidade;
  7. Estimula membros inferiores e superiores do corpo.

Informações

Preencha o formulário a lado para mais informações. Em breve nosso educadores entrarão em contato.